quinta-feira, 18 de junho de 2009

Por terras Helvéticas...




Este post já devia ter saido há muito, mas por razões que vos ultrapassam só pôde sair agora. Trata-se da peregrinação anual das comunidades portuguesas radicadas na Suíça a Einsideln. Einsideln é um santuario mariano, mas naquele dia vai a (nossa) senhora de Fátima, e por um dia é ela que manda naquilo tudo =)
Foi no dia 31 de maio que se lá juntaram 1 0 0 0 0 0 (dez mil - escrevi com espaços para parecerem mais!lol!). Foi um dia interessante, ver e pensar o que move aquela massa humana a andar dezenas, senão mesmo centenas de quilómetros para aquele momento único. De manhã houve tempo para reencontrar amigos, fazer a procissão de entrada e celebrar a eucaristia. De tarde houve tempo para um bom almoço de farnel, como só os lusos sabem fazer, com o que de melhor se faz em Portugal. Depois de se terem banqueteado, foi tempo para ver os ranchos folclóricos que ali marcaram presença. Tudo acompanhado de amizade, vinhaça, "minis"...
Foi fantástico. E por ter sido fantástico, mereceu lugar no meio dos meus posts :)

A primeira foto é do Santuário no final do dia. A segunda e quarta são do mesmo sujeito: a luz que saía do zimbório do santuário. A terceira documenta não só a procissão mas também a quantidade de gente que fez questão de marcar presença num dos momentos mais impressionantes da manhã.
Há coisas fantásticas não há?

Sem comentários: