segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Férias

Olá a todos. Peco desculpa pelo meu silêncio das ultimas semanas. Como já disse a alguém, tenho-me ocupado com coisas que normalmente não me ocupam.
Assim, nas últimas semanas pude viajar, passear, conhecer locais novos e fantásticos, ir às festas da aldeia, rever amigos que não via há demasiado tempo...
Depois da viagem atribulada que reportei há mais de um mês, voltei, como é obvio, à pátria amada. Vim de carro. Perto de 2000km mas nada que preocupe. A viagem faz-se sem dificuldades, pese embora o facto de que o cansaço é um cavalo de batalha. Na semana que passei na Suíça, houve muita chuva. Poucas voltas dei. Revisitei alguns locais com os quais convivera semanalmente ou diariamente. Os mesmos cheiros, sabores, faces... Cidades, montanhas, lagos, ruas, avenidas... Foi bom rever o que revi. Visitei Zurich que ainda não conhecia. Foi bom.
Já em viagem para Portugal, em França vivia-se o feriado nacional. O dia da tomada da Bastilha. 14 de julho. Não havia muito trânsito e o tempo era favorável.
No final da tarde parámos em Lourdes, um dos santuários Marianos de referencia na Europa. Um local bastante simpático que convida à oração. Havia muita gente e por isso mesmo não pude aproveitar como quereria o local. Depois de comer algo, partimos em direcção a Espanha. Atravessámos os altos pirineus e voltámos a parar no pais basco, em Victoria Gaasteiz.
Umas horas depois passámos sobre o douro nas imediações de Tordesilhas. Quando se passa Burgos, porém, os lusos em terra de outrem por várias razões, depois de passarem Burgos já se sentem em casa. E o mesmo aconteceu comigo.
Na segunda quinzena de Julho estive em Canas de Senhorim. Ali passei quase Todos os fins-de-semana durante o ano. Ali pude ajudar o padre Nuno no que ele precisava. foi uma experiencia muito boa. Nos primeiros dias da quinzena de Julho fui até Marrocos. O meu sonho, quem me sabe sabe-o, sempre foi visitar África. Sempre sonhei a África austral, a África negra, sub-sahariana. No dia 19 aterrei já ponta de um sonho, quis escrever no facebook. Mas não me pareceu apropriado. Digo-vos agora.
Dificilmente se encontra mais por menos. Isto porque a viagem pode custar pouco mais de €25 na ryanair ou easyjet com voos regulares para a pérola vermelha, Marraquexe. Uma cidade absolutamente fantástica. Com ela visitei também a cidade de Casablanca. A mesquita com o mais alto minarete do mundo. 200 metros de altura. A grande Mesquita Hassan II. Obra do estado, com o dinheiro dos contribuintes. Valor? 800 milhões de dólares, ou se preferirdes 800000000 USD.
Há quem não goste da obra pelo preço e pelas necessidades do povo. Depois vê-se de tudo. Grandes carros, ferraris, Hummers, etc. E muita pobreza também. Gente a dormir na rua, muito lixo no chão.. Mas é seguro fazer uma viagem até lá. Tinha renitências sobre a segurança das cidades mas sem fundamento. Quanto ao trânsito, imaginais a selva?... Muito pior =)
Em suma, aconselho vivamente.
No dia 23 de Julho fui promotor de um evento de astronomia que foi um sucesso e que encheu um auditório na Lapa do Lobo.
Nos primeiros dias de agosto a minha sobrinha passou a afilhada também, e com isso, começou a fazer parte de uma das maiores famílias do mundo: a Igreja católica. Foi um dia de grande festa e alegria para toda a minha familia.
Ainda nos primeiros dias de Agosto, umas idas às praias fluviais da redondeza.
No dia 14 a minha Irma gémea fez anos e fizemos uma festa familiar com muita pizza para todos ;)
Ontem houve uma grande tempestade. Quiz fazer fotos mas não deu. Chovia que Deus a dava. Ficam para a próxima. Quereria pôr fotos do que vos falei mas estou no iPad e falta-me uma ferramenta para fazer o upload de fotos para a blogger.
Duvido que alguém tenha chegado ao fim, sem que tivesse lido na diagonal. Se me enganei, desculpa e obrigado =)


Há coisas fantásticas não há?

1 comentário:

Ismael Sousa disse...

Grandes férias, sim senhor. Parabéns (à tua irmã).
Continuação de boas férias!
Abraço