segunda-feira, 6 de junho de 2011

Observações astronómicas, Dornelas

Eis-me a dar contas das últimas do fim-de-semana pela beira. As previsões eram más ao inicio do dia de sexta. E não melhoraram muito com o passar do mesmo. Ainda assim, ao final da tarde, estava o céu quase sem nuvens. Havia algumas mas altas e dispersas e que não demoraram a desaparecer.
À tarde tinha andado a subir a um poste de 8 metros para colocar uma espécie de manta que neutralizaria a luz. Digo neutralizaria porque, ninguém sabe porquê, a fase de luzes que começa no meu jardim não dava luz. Nenhuma luz ;D e isso foi óptimo. (e não tive nada a ver com isso ::))
Por volta das 22h montámos os telescópios na relva e começamos com Saturno. Que espectáculo que estava. A lua já tinha desaparecido, o céu tornou-se mais escuro e a via láctea não demorou a fazer-se ver, brilhante, lá no alto.
Vimos muitos objectos. Não quero estar a inventar aqui, mas não me lembro de todos os nomes. Um dos que mais gostei foi de Saturno, como sempre, fantástico no Antares. A M13 parecia um saco de pérolas, e bem assim, a M4 em escorpião. Não longe da M4, a M6 e a M80. A M81 e a M82 na ursa majoris pudemos vê-las juntas com uma ocular de 35 se não erro, e pouco depois separadas. Vimos também a M57, lindíssima, algumas estrelas na zona da lira e outras mais brilhantes tipo Antares, arcturus, deneb. Pudémos ver ainda a ENORME nebulosa do véu... Não fazia ideia que tivesse aquele tamanho. Fantástica. Fenomenal. Para terminar a noite, a M31, não muito alta no horizonte pouco depois da 3 da manhã, mas ainda assim, a merecer uma espreitadela.

A manhã de Sábado acordou solarenga. O sol aqueceu bem. Depois do pequeno almoço, pudemos perder-nos com o sol. Vimos o sol com um prisma de Herschel e com o Lunt. Estava cheio de pequenas manchas, ao contrário do que é habitual.
A possível SN na M51 estava na checklist de sábado. Houve algumas nuvens mas ainda assim pudemos fazer uma mini-maratona de Messier a começar em M3.
Deivo-vos as fotos:
Na foto de Grupo pode ver-se, da direita para a esquerda e sem epítetos porque o que queríamos e conseguimos foi ver as maravilhas do universo:
Miguel (NAV), Pedro Almeida(NAV), Ezequiel(astrófilo), Eduardo(NAV-membro honoris causam), Fernando(NAV), Paulo(NAV), Sofia(astrófila), Alexandre(astrófilo) e Cristóvão(NAV) ;D ;D ;D


A foto em h-alpha tirada com um lunt. Como não sei NADA de processamento, coloquei a luminosidade no máximo para se verem as protuberâncias. Prometo aprender algo sobre processamento com os prós e depois recolocarei a imagem como deve ser ;)


Foto feita com um prisma de herschel:



Foto da noite de sexta, onde nos "perdemos" com o céu até às 03:30



Há coisas fantásticas não há?

Sem comentários:

Vídeos fantásticos

Loading...