sexta-feira, 1 de abril de 2011

A incomensurável força da natureza

Começo por dizer que as imagens que seguem, mais do que fantásticas são impressionantes. Imagens que demonstram a incomensurável força da natureza.
É claro, depois de um vídeo destes, o porquê de não existir uma "baixa lisboense" medieval mas moderna. Em 1755, na manhã do dia de todos os santos, houve um terramoto brutal em Lisboa. Dizem os sismólogos que se então houvesse a escala que actualmente usamos, possivelmente teria que ser alterada a escala de Richter, como já aconteceu com a de Mercalli em 1956.
Na altura, o que não caiu com o sismo (pensa-se que tenha ultrapassado os 9 de magnitude), foi arrastado pelo Tsunami, e o que não foi engolido pelo Tsunami foi alimento das chamas que se seguiram nos dias subsequentes. Foi o 11 de Setembro Moderno. Foi o acontecimento que marcou indelevelmente os sistemas filosóficos e antropológicos e fez repensar a vida à luz das imprevisibilidades como esta.
Repetiu-se o cataclismo: sismo - tsunami - incêndios/ameaça nuclear.



A história dizem que é cíclica! Pois que aprendamos com ela.
Há coisas fantásticas não há?

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu Deus!!!!!! Impressionante ....dá que pensar!!!!!!é a 1ª vez que estou a visualizar tamanha catástrofe.....que leva tudo á frente...
(Não vi até ao fim!!! )

(José Soares)