sexta-feira, 2 de abril de 2010

Boa Páscoa

Celebra-se hoje a sexta-feira santa, um pequeno passo que mudaria o curso da história, um pequeno passo que dividiu e dividirá infelizmente a humanidade, um pequeno passo, nas palavras de Comboni, que fez com que Deus abraçasse todo o mundo, ao ser levantado no Getsémani.


Hoje celebra-se a paixão e morte de Jesus! Tudo seria normal se tudo terminasse na sexta-feira: Alguém estraordinário que nasceu, viveu, ganhou fama, foi condenado e morreu! Um Che do primeiro século? Um Martin Luther do século XX?


NÃO


Não tinha terminado! Aquela sexta-feira foi um começo e não um fim!


Onde nos encontramos no meio de tudo isto? Precisamente no lugar dos discípulos de emaús, aqueles que seguiram uma estrela, mas que viram tudo cair ao cair o pano.


Se um cão desata a correr por ver uma lebre, na passagem, outros cães o acompanham. É o fenómeno Maria-vai-com-as-outras. Paulatinamente, os cães vão desistindo da corrida, por uma razão muito simples: Nunca viram a lebre! Mas o que começou a correr, ainda a tem impressa nos olhos, ainda sente o seu cheiro a entrar nas narinas. Por isso continua, sozinho mas motivado, a sua "caça".


O mesmo acontece com os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). Tinham desistido, como faríamos todos, e voltavam para casa desiludidos! Mas aparece um forasteiro que lhes explica o sentido das escrituras, e que os faz realizar que o que acontecera, tinha que acontecer, por A, B e C. Por isso lhes ardia o coração, e por isso o reconheceram, ao partir do pão.


Devemos também nós, em caminho para tantos sítios, perceber que ele nos está próximo, que desvela sinais e aponta o caminho.


Que nesta Páscoa, possamos verdadeiramente viver esta passagem, sentir que Jesus foi mais que apenas um famoso do seu tempo. Que a paz do ressuscitado inunde os nossos corações, e nos faça não mais peregrinos no caminho de Emaús, mas verdadeiramente forasteiros, que sabendo o sentido das escrituras e tudo o que deveria acontecer, façamos arder outros corações apontando Aquele que é Caminho, Verdade e Vida.



Boa Páscoa


Há coisas fantásticas não há?

P.S. Mais sobre a datação da páscoa neste link ^^

Sem comentários: