quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Louvre

O Louvre, além do museu mais visitado do mundo, é sem dúvida uma obra fantástica a merecer visitas! Tem qualquer coisa como oito departamentos, 60600 metros quadrados e mais de 35000 obras expostas.


Porque é que merece visitas? Não é só porque é um museu grande, não é só porque é um grande museu, não só porque tem 8000 anos de história dentro dos seus 5 pisos, não só porque tem os originais das obras que vimos nos livros da escola, desde o primeiro até ao 12º ano.
Escuso de dizer nomes, sabeis que os grandes mestres têm cá parte das suas obras! Se assim não for, não são grandes mestres =)
Rolos de papiro, de pele de cabra, manuscritos hieroglíficos egípcios, assírios, moedas, vasos, escultura, pintura...
Um autêntico mundo onde nos podemos perder. Se gostas mesmo de história, vem por uma semana e não sairás de lá! Uma boa notícia: cidadãos comunitários até aos 25 não pagam. Muitos pagam apenas para ver o que possivelmente é o quadro mais conhecido de todos: a Monalisa ou Gioconda, capolavoro de Leonardo Davinci.

Deixo-vos com uma foto da tipa:


Curiosamente, do outro lado da grande galeria, (inconfundível pelo seu chão), do outro lado desta conhecida mas com um tamanho que me decepcionaria há uns anos (parcos 53cm por 77), encontra-se a maior obra do Louvre, uma tela que nos leva no tempo e que pinta as bodas de Canaã, sob a mão do pintor Paolo Caliari, também dito o Veronês, com uns impressionantes 6,77 metros de altura e 9,94 metros de largura.

Esta foto foi tirada à saída, eu e "a minha" Cicerone =) A Márcia! A propósito, Merci de tout!


Esta foi só para a pose =)
E a última da série e do post está aqui :oP


Quanto à pirâmide no meio do complexo, em forma de U, não é unânime. Porque é que aparece ali? O museu do Louvre sempre foi muito visitado, mas desde os anos 70 e 80 a esta parte, a afluência de pessoas era demasiada, e não havia maneira de agilizar a entrada das pessoas! Assim, em 1983 o então presidente francês Miterrand lançou o desafio aos arquitectos de fazer uma obra que pudesse agilizar as entradas no museu, uma vez que as únicas portas de que dispunha o palácio do Louvre eram pequenas e renascentistas, e estavam à beira da ruptura! Assim, depois do concurso público, a escolha caiu sobre Ieoh Ming Pei, arquitecto norte-americano de origem chinesa. Para muitos a pirâmide, e depois a pirâmide invertida (1993) são uma cicatriz na cara de Paris, para outros, o juntar do que de melhor tem a contemporaneidade à sumptuosidade de um palácio que se começou a desenhar no século XII.
Em 1988 foi inaugurada a pirâmide. Em 2007 houve 8000000 de visitas.

[Um à parte: fiz as contas 8000000\365 dias = 21917 visitantes por dia. A dividir por dez horas seriam quase 2200 visitantes por hora a dividir por 60 minutos seriam 36 por minuto, ou seja, detectores de metais e essa coisada toda a uma velocidade de um segundo e meio ou por aí assim seria impossível! ]

Fica muito bem a pirâmide: pelo menos nas fotos :P
Há coisas fantásticas não há?

5 comentários:

Rogério Carvalho disse...

altamente moço!!!
Fizes-te deste post aquilo que eu mais gosto de realizar aquando acabo uma visita, partilhar os conhecimentos associados à minha exploração turística.

Deixo aqui modestamente um dos meus perfis de blog para esse tipo de natureza.
http://rogercarvalho.wordpress.com/

É verdade, não tenho tido muito tempo para fazer os posts, porque a vida assim não me o permite.

Abraço
Roger

Ainda tenho 25... talvez consiga ir aí!!! eheheh

Bárbara disse...

Hehehehe tás cá um pseudo-Hermano (nunca sei se é assim que se escreve) Saraiva que vou-te contar =)

LOL

Percebeste tudo do Louvre.... esqueceste-te da parte do metro e depois os outros é que fazem figurinhas tristes ;)

Zélia Patrício disse...

Cristovão estás a obrigar-me a juntar uns trocos para ir até Paris... já estive lá duas vezes mas nunca fui ao museu do Louvre....

Fica mais barato vir a Ansião mas pronto....

Olha adiciona o meu nome mail
zchocolta@hotmail.com
o outro mail passou-se e n funciona.


bjs
zélia

Cristóvão Cunha disse...

Adiccionada :P
Beijo

zelia disse...

Obrigada!
opá reparei agora que tem um erro é zchocolata@hotmail.com

e n zchocolta

desculpa

bjs